PC Novo? Gui prático do Big pra reinstalar tudo de novo

Nem é um PC inteiro novo, eu apenas troquei o HD por um maior. Estava usando um SSD de 120GB e agora troquei por um de 240GB.

Antigamente, eu faria uma imagem do meu disco C e guardaria em algum lugar caso precisasse de alguma coisa. Mas hoje com Dropbox e OneDrive eu nem perco mais tempo com isso.

Normalmente quando preciso de um Windows limpo eu uso a ferramenta de restaurar o PC, que ajuda bastante. Aí eu copio a imagem pro HD novo e saio instalando o que for preciso.

Dessa vez eu preferi fazer diferente e instalar o Windows no HD novo do zero. Eis que então surge o primeiro problema (sempre, sempre acontece alguma coisa quando você tem pouco tempo ou uma criança ansiosa pra jogar Minecraft). A ferramenta da Microsoft não deixa escolher onde baixar a imagem de instalação e meu disco C estava com menos de 1GB livre.

Tive que descobrir uma forma de baixar a iso: https://www.howtogeek.com/427223/how-to-download-a-windows-10-iso-without-the-media-creation-tool/

Depois de reinstalar o Windows, configurar tudo, ajustar os monitores, conta da Microsoft e ativar o Windows, chegou a hora de por tudo pra instalar de novo.

Primeiro: sempre uso o Ninite! Chrome, VLC e mais um monte de aplicativos já são instalados de uma vez enquanto eu vou fazer um café.

Segundo: ferramentas para desenvolvimento de software. NodeJS, Python e o glorioso Visual Studio Code eu gosto de instalar manualmente. Baixo tudo dos sites oficiais e instalo com os instaladores. Um viva para a tríade “next, next, finish” dos instaladores pra Windows!

Terceiro: agora as coisas ficam bem mais legais! Ativo o Windows Linux Foundation e instalo o Ubuntu, da Windows Store mesmo, só pra poder usar o OhMyZSH:
https://evdokimovm.github.io/windows/zsh/shell/syntax/highlighting/ohmyzsh/hyper/terminal/2017/02/24/how-to-install-zsh-and-oh-my-zsh-on-windows-10.html

Eu gostava de usar o HyperTerminal, mas agora que o novo Windows Terminal saiu tenho usado ele, ficou muito bom.

Ainda faltam algumas coisas pra esse PC ficar igual ao anterior. Mas já consigo trabalhar com o que já tenho instalado. Também faltam aquelas perfumarias que só os computadores de “hackers” tem, tipo o RainMeter. Mas daqui em diante eu instalo o que falta quando tiver demanda.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.